terça-feira, abril 29, 2008


CRÓNICAS DE UM BIBLIOTECÁRIO-AMBULANTE

Crónicas de uma gota de água

Os rituais diários sucedem-se ao ritmo constante de uma estrada que apesar de sinuosa e repetitiva não satura nem cansa. Pelo contrário motiva e convida a serem executados e cumpridos.
Sempre em nome da missão de transportar cultura a uma terra e gentes que nada pedem para além daquilo que se sentem no seu direito de possuir e tantas vezes se sentem ludibriadas nas suas mais que justificadas expectativas.
Expectativas essas que vão muito além do trivial acesso eficaz e eficiente a cuidados de saúde, uma boa rede viária que permita deslocações de uma forma rápida e confortável mas que ultimamente apenas tem servido para esvaziar mais rapidamente esta terras de gente em busca de um justo sustento para a gestão familiar do dia-a-dia.
Por várias ocasiões interpelamo-nos sobre se realmente a Bibliomóvel faz ou não a diferença, no meio de toda esta incerteza em relação a um futuro que tem todas as condições para ser luminoso, assim se apercebam não só os “Senhores da Caneta”, com as suas politicas e acções mas igualmente as gentes desta terra que tanto tem para dar e que muitos teimam em menosprezar, mas que possui no seu intimo, por vezes tão longínquo, não a solução para todos os seus problemas, mas os recursos naturais, patrimoniais e sentimentais que podem e muito contribuir para ultrapassar estas contrariedades.
A sensação de gota de água num oceano que sentimos diariamente nas nossas andanças, leva-nos a persistir e insistir na importância da Bibliomóvel, pois uma gota de água pode fazer toda a diferença. Ao juntar-se a outras gotas de água transforma-se num ribeiro que irá dar a um rio que por sua vez irá desaguar a um oceano. Mesmo aqui o seu percurso continuará pois as marés e as correntes podem levar longe, muito longe esta gota de água.
Assim esperamos que esta gota de água, que orgulhosamente representamos possa um dia regressar, completando o seu ciclo e contribuindo para um crescimento que ser quer harmonioso, o que significa desenvolvimento não só para esta terra como para as gentes que a povoam.

O Papalagui

3 comentários:

  1. ... E como pode, uma "gota de água" fazer toda a diferença!!
    No imediato, no dia- a dia decerto que faz!
    Não temos como saber se esse ciclo se completará, se haverá retorno da tal gota que hoje faz brilhar o olhár de todos os que usufruem da Bibliomóvel e dessa tua entrega diária.
    Mas algo fica, sempre!
    Também a vontade de acreditar e continuar, caminhando.
    Um Abraço,
    MJ

    ResponderEliminar
  2. Toda a gota se transforma em algo maior!
    Acreditar plenamente que fará a diferença é a resposta para as dúvidas próprias de cada viagem.
    ABRAÇO e bom trabalho!

    ResponderEliminar
  3. FORÇA, "GOTA DE ÁGUA"!
    Estou a gostar muito da descoberta de hoje. Vou estar atenta.
    Leonor

    ResponderEliminar